Independendo do depender


Dependendo do que você entende por dependência, você talvez encaixe alguma situação passada, alguma palavra assada ou algum neurônio afogado nisso. Depende apenas de você fechar os olhos e ainda assim ler. Não depende de sentido, depende de subjetivo. Para quem não depender, pare por aqui e leia textos diversos de outras pessoas, com conteúdos certamente melhores. Mas claro, depende do que você considera melhor, do que eu considero melhor. Só não depende da maioria, já que ela muitas vezes erra. Mesmo que não dependa de opinião saber que All you need is love e Yesterday são duas das melhores músicas da história e que Isaac Newton foi um louco que, de tanta raiva das maçãs, inventou uma, ou várias, teorias, para que no futuro as pessoas perdessem tempo, independentemente de quanto, pensando e tentando entender.

Seja um advérbio, uma conjunção, pronome, substantivo ou adjetivo, ou nada disso, o depende é mais independente que o brasil e mais livre do que qualquer pessoa que julga possuir tal liberdade, independentemente de qual seja ela.

Dirão que tudo depende. Diria que tudo depende. Não direi que tudo depende. Porque tudo não é tudo, nem sempre ou quase nunca. Depende do ponto de vista. Independe da razão, passando para a percepção, que dependendo da situação, é da parte racional, sem ser razão propriamente dita. Mas isso não depende de nada além de uma simples ligação, sigma, pi ou por pontes de hidrogênio, entre o que é razão e o que pode ser percepção. Ou vice-versa, dependendo do estado de espírito. Espírito? Deixa ele lá porque ele é independente.

Das coisas que dependem independentemente de outras - pasmem, elas existem - o entendimento do significado em um verbo, no gerúndio, particípio ou infinitivo, é das mais concretas, independendo da marca do cimento a ser usado. Porque você entende muita coisa, mesmo que esteja tudo errado. Entender é importante, até porque, é verbo - no infinitivo, acho -, é ação, provoca reação em algum lugar do universo, ou do outro lado da tela. O que eu entendo com palavras que me são dirigidas é problema meu, dependendo do que a reação que a minha ação, que foi reação por ter recebido uma ação, pode causar. Independe do entendimento de frases longas, mas depende da importância e do sentido dessas frases. Cada um entende o que quiser, com o certo ou o errado e não depende de mim o entendimento do que quero dizer.

Eu escrevi. Sem ler novamente. E não depende de mim corrigir o texto, por não saber se há algum erro. Gramática, não semântica. Porque você acha que está errado o que eu escrevi, uma frase, uma palavra, toda essa porcaria. Você acha, isso não depende de mim. Assim como não depende de você a minha satisfação em ter escrito um texto dependente de uma palavra na gramática, mas independente no significado.

Claro, depende do ponto de vista. Da vontade de ler. Da fome ou da sede que você possa sentir enquanto leu apressadamente esse texto.

Independendo da comida ou da bebida a ser consumida. Dependendo da marca. Independendo da quantidade.


No fim, o céu é o objetivo. Independentemente de como você possa chegar lá. Mas dependendo se você acredita ou não nesse céu. Azul, branco ou preto.

3 comentários:

Jééh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jééh disse...

Nuus realmente uma bela de uma sacudidela que eu encontro aqui, ohps acho que me confundir de blog :S. acho que resumidamente esse texto mostra que não precisamos de um caminho(pré-formado)ou da opiniões dos outros a nossa volta para termos nosso próprio caminho, mas essa é a minha opinião, e como o próprio texto diz minha opinião pode não ter nada haver com nada ^^

Rebeca Postigo disse...

Depende ou independe...
Apenas palavras soltas que juntas se tornam bases para uma idéia, ou simplesmente para colocar em pauta um devaneio...
Gosto dessa mistureba de idéias e conceitos...

Bjs