Nesse jogo de reflexos...

Alguns estudos mostram que a formação do caráter de uma pessoa inicia apartir dos 3 anos de idade. As crianças e os jovens têm como espelho nessa formação, além dos pais, o contexto social em que vivem. Se considerarmos essa percepção, nos daremos conta que estamos " produzindo", com algumas excessões, milhares de delinquentes. Também pudera. Quando ligamos a televisão, nos deparamos com notícias de corrupção, de assassinatos, de roubos, de violência contra crianças, contra mulheres. E o pior de tudo, grande parte das pessoas que cometem esses tipos de crime, permanecem impunes. Ainda mais se tratando de corrupção. Isso é tão frequente que já passa a ser normal, e nos permite achar que somos incapazes de mudar tal situação. Além disso, vivemos em um mundo onde as pessoas vivem pelo poder e por ele se movem, sem se preocupar com nada, além do próprio umbigo. É nesse sistema que as ciranças e jovens, considerados o futuro da nação, se espelham. E é apartir disso que formam o seu caráter. Toda e qualquer consequência é apenas reflexo.

2 comentários:

Thequila disse...

A criação de uma criança é algo muito caótico. Não depende apenas da posição dos pais.
Depende da posição dos pais, das coisas que estão em contato/sendo exibidas para a criança e, mais importante, da posição que a criança toma diante dos assuntos que lhe são propostos.
E proibir é sempre pior. É mais comum as crianças reprimidas virarem rebeldes do que continuarem reprimidas. E as duas consequências não são nada boas pra alguém que pretende ser autônomo.

Continuarei filosofando e, qualquer dia desses, escrevo um texto (como se o que eu escrevi aqui não passasse de duas linhas :P) pra colocar no blog e receber o feedback, sempre importante.

Vini Manfio disse...

a questão nem é o que é mostrado

a questão é que houveram erros no passado que fizeram com que gerações como a minha, salvo exceções(sim, elas existem)
e as gerações como a do piá que comentou aí em cima,
conseguissem atingir níveis de estupidez, ignorância, putaria e selvageria que superam todo e qualquer filme do estilo besteirol americano