Sobre a sociedade

Sociologia estuda a sociedade. Talvez não, mas deveria. E não com teorias, frases feitas, estudos analíticos e as estúpidas estatísticas.

Sociologia deveria estudar a sociedade com fatos, na prática, literalmente falando. Sair por aí perguntando para as pessoas coisas como "Quando foi a última vez que você pensou na morte?" ou "Em quais momentos do seu dia você quer matar alguém?" ou ainda "Por que e quando foi a última vez que você mentiu para um amigo ou namorado(a)?".

Isso é estudar a sociedade. Isso é analisar as pessoas. Não com livros feitos por pessoas que jamais saíram às ruas para fazer qualquer estúpida pergunta que seja.

Estudar a sociedade é viver no meio dela e mesmo assim não fazer parte da mesma. É saber o que acontece e, por saber ser o errado, não fazer. Estudar a sociedade, no fim das contas, não serve para nada. Porque são poucos que entendem a sociedade como algo... social? e ainda assim não se deixam levar por tendências fúteis, estúpidas e inúteis como drogas, mulher melancia, funk e Crepúsculo. Ah, e claro, as novelas, sejam mexicanas ou de fundo de quintal com muita putaria, como as da globo.

Não podemos deixar que a sociedade nos leve. Pra qualquer que seja o lado. Andar com as próprias pernas é redundância, mas andar com a própria cabeça é plantar bananeira. Infelizmente isso, atualmente, acaba deixando de ser comédia para nos mostrar o quão estúpida é a nossa sociedade. Jovens ou mesmo velhos que poderiam ser líderes por saberem pensar por sí acabam ficando parados(aí que entra o plantar bananeira) por não saberem para onde ir ou mesmo por que ir.

Ah, e a sociologia. Bom, deixa ela lá no começo. Quieta, antes que eu tenha que mudar o meu texto.

4 comentários:

Maurício disse...

não li porque to saindo agora

mas sociologia é uma droga, faz um trimestre que eu tenho aula disso e não copiei nada e ainda tive que fazer um trabalho sobre um país qualquer pra ganhar nota

GrazieWecker disse...

sociologia é uma droga e filosofia também
o professor quer que a gente decora todos os "grandes autores" e todo o conteúdo de suas "grandes obras" afe!

GrazieWecker disse...

realmente, a sociologia que temos não é como deveria ser.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.