Se nada é por acaso, por que 25 de dezembro seria?

O Menino nasceu.

Tantas imagens mostram a simplicidade desse nascimento, a beleza que, por distante de nossos olhos humanos do século XXI, passa a ser indescritível, tornando esse dia ainda mais especial. Olhos brilharam, o céu reluziu, os anjos cantaram, felizes como nunca. Maria dava a luz ao Menino Deus.

O mundo quer que isso seja esquecido. Que essa imagem seja apagada. Que as línguas que glorificam esse nascimento se calem. Quer que você idolatre e torne um velho do saco deus por um dia. Ou melhor, por quantos dias forem necessários para que consigam preencher suas ambições. Seria assim durante todo o ano, se não houvesse uma verdade nesse dia sendo omitida por mentiras invejosas e ganância sem igual.

Quem diz não importar-se, finge visão aguçada para disfarçar a cegues perceptível, mas muitas vezes invisível. Quem diz não importar-se dá valor ao que não possui valor, engrandece  um gordo que só teve sua fama difundida por um suco sujo com gás. Faz desse dia especial para si por motivos que talvez desconheça, talvez seja só por costume, ou porque todos comemoram.

Um suco sujo com gás, uma boneca loira, uma viagem de avião, qualquer coisa que seja digna de receber o nome de 'presente de natal' virou um deus para essa gente. Qualquer coisa que possa ser comprada com dinheiro passa a ser o deus desse seu dia. Negam o amor, negam o amor que querem receber e dar, disfarçando com os mais belos papeis.

Sem ofensas, raiva ou desprezo. Nada disso condiz com alguém que sabe, que lê e, acima disso, que sente e vive o verdadeiro motivo de, no dia 25 de dezembro, você acordar e distribuir abraços, sorrisos e até presentes, ou apenas o brilho de olhos que não entendem bem o que está acontecendo.

Por que todos festejariam a vinda de um gordo com um saco vermelho nas costas e renas(!) em um trenó? Seria mais fácil endeusar o Jô Soares, esse pelo menos consegue ser engraçado volta e meia. Estariam os seres superiores, falsos visionários defensores da verdade tola, cegos incapazes e hipócritas, estariam sorrindo nesse dia, abraçando seus entes queridos, saindo de viagem para aproveitar a data para estar junto da família, apenas por um gordo? Pelos presentes? Dariam presentes apenas para fingir que têm sentimentos uns pelos outros? Ou estariam fingindo felicidade, disfarçando seus corações e mentes vazias de verdade? Para não serem linchados em praça pública? Para escaparem de cusparadas na sua caminhada pelas ruas do centro?

Não. É claro que não.

Então por que todos sorriem ou querem sorrir, distribuem e recebem presentes, ainda que queiram acima de qualquer coisa amor nesse dia? Ignore a crítica rotineira ao capitalismo, não pense em quem pede gananciosa ou ilusoriamente, mas em quem doa, também, presentes materiais. Isso não é amor? É claro que é! Toda doação desprendida, todo gesto honesto é amor. Então por que as pessoas abraçariam, dariam presentes, sorririam e buscariam estar juntas justamente no dia 25 de dezembro?

A resposta é simples, volte o texto e leia a primeira frase.Quem sabe assim você comece a tirar da sua frente a cortina fútil que tentam colocar na frente de todos para esconder a verdade. Para fazer você esquecer da única verdade desse dia. Do único verdadeiro significado desse dia.

O Menino nasceu. Eis a prova do Amor. Essa é a verdade do dia 25 de dezembro.

Feliz Natal aos simples e puros de coração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Do you people have a facebook fan page? I looked for one on twitter but could not discover one, I would really like to become a fan!