Da série: Listas da humanidade, o ViNícULa escreve:

As 3 melhores vantagens para se falar sozinho

Falar sozinho requere uma inteligência diferente, não de conhecimento, mas de loucura. Inteligência de louco permite falar sozinho. E não é só resmungar palavras ao vento ou ao espelho. Não é falar consigo mesmo no espelho, porque a pessoa do espelho, querendo ou não, é tão pessoa quanto a que gera a imagem. Estão aí 3 vantagens de se falar sozinho:

1 - Falar sozinho te dá a oportunidade de treinar a fala, pois ouvindo o que falas, tu consegues corrigir erros de pronúncia e perceber, sem que ninguém perceba, qual é a sílaba tônica de cada palavra. Isso lhe prepara para uma melhor conversação com as outras pessoas, e os "ãhn?" serão cada vez menos freqüentes.

2 - Falar sozinho te dá também, uma chance de rever conceitos, de analisar de uma maneira melhor determinada situação, de concluir fatos que só pensando, ficaria muito complicado. Uma auto-conversa te permite ponderar* os dois lados da situação ou do problema, e pode trazer, dependendo do nível de insanidade da pessoa, idéias novas e até então impensadas. Geralmente essas idéias são descartadas, porque o nível de insanidade é alto, mas não custa nada tentar, até porque, as auto-risadas para consigo mesmo(???) fazem valer à pena.

3 - E por último, mas tão importante quanto, conversando sozinho, tu podes simular conversas, o que simula fatos, o que simula situações, o que simula conseqüências, para só então alguma coisa chegar à tua pessoa novamente. Exige um elevado nível de insanidade-consciente, coisa que poucos conseguem ter e ser. Mas essa simulação toda pode ser benéfica, pois os apressadinhos podem, claro, antes que todos pensem em ter uma conversa sobre o assunto, simular o que pode acontecer se eles falarem uma bobagem do tipo "odeio bergamota". Nesse caso, ele seria linchado em praça pública. E olha que eu não sou agressivo.

Mas falar sozinho, com o seu eu-lírico ou ter uma auto-conversa, depende da personalidade. E como sei que muitos não há tem, para esses, que devem ser a maioria, o post não passa de mais uma bobagem. Ou melhor, uma tosquice.

Nenhum comentário: