Porta

As portas muitas vezes são ignoradas por todos que as cercam ou as usam. Às vezes, só as percebem quando elas já não mais estão ali, ou quando estão, mas em defeito. Outra coisa que nunca ninguém pára para pensar é a respeito da utilidade da porta.
Veja bem:
1 - Num banheiro público, com uma caneta de retroprojetor ou um outro canetão qualquer, onde é o primeiro lugar onde tu começas a escrever ou responder coisas já escritas? R.: Na porta, que, para variar, tava com a fechadura estragada.
2 - Numa loja, onde é o primeiro lugar em que se cola centenas de cartazes avisando o dia de recesso, os descontos possíveis, o horário em que a loja fica aberta, e a plaquinha de "aberto" ou "fechado"? R.: Na porta, se ela for de vidro.
3 - Quando você chega muito irritado em casa, qual a primeira coisa que tu fazes? R.: Bater a porta, bem forte, causando um baita estrondo e estremecendo todas as janelas.
4 - No teu quarto, onde é o lugar onde tu colas pôsteres dos mais diversos, gravuras, avisos, fotografias? Atrás da porta de entrada, ou na porta do armário.
Sem contar, além de tudo, que as portas servem como entrada de um lugar, quando estão abertas, ou impedimento da entrada, quando estão fechadas, e geram emprego e renda, no caso de quem constrói portas, concerta portas, e fabrica ou concerta fechaduras.

E as portas também muito tem a dar exemplos para as nossas vidas. Porque elas podem tanto estar abertas como fechadas. E nós devemos ser assim também. Fechados para alguém que venha pedir dinheiro emprestado, que venha nos convencer a mudar de idéia, que venha nos criticar, e abertos para quem venha nos ajudar, dar algum presente, elogiar, etc.

E como se não bastasse tudo isso, ainda tem gente que diz: "aquele ali é burro que nem porta".

Nenhum comentário: