Você quer quanto tempo?


Seja sincero. Comigo, com o mundo, com Deus, com você mesmo. Seja bem sincero e pense bem no que você vai ler. Antes de começar, se quiser, pode desistir. Mas se começar, vá até o fim.

Você quer quanto tempo? 

Para terminar o trabalho, para estudar, para se divertir, para caminhar, praticar esportes e manter-se saudável, para jogar um futebol, correr ou mesmo ir na academia. 

Você quer quanto tempo? 

Para sorrir, para chorar, para dormir e acordar. Para pensar e concluir. Para refletir e assimilar. Para rezar, pedir e agradecer. Para entregar-se à sinceridade e ao amor. Para vivê-los. 

Você quer quanto tempo? 

Para ver as crianças brincando, para voltar a brincar e a assistir desenhos. Para ir no cinema, só ou muito bem acompanhado. Para sair com os amigos e voltar cansado. Para sair cansado e voltar descansado. Para tirar os pés do chão e imaginar-se no céu, voando lado a lado com os pássaros. Para alimentar um pássaro que seja com um grão qualquer. 

Você quer quanto tempo? 

Para levantar do sofá e sentir o calor do sol, a presença do vento, a calma da chuva ou mesmo a inquietação dos raios e trovões. Para apreciar a natureza, plantar uma árvore, dar comida para o seu cachorro e passear com ele. Para arrancar as ervas daninhas da sua grama e depois cortá-la. 

Você quer quanto tempo? 

Para acordar mais cedo e provar para si mesmo que pode deixar de lado a preguiça. Para ler e aprender coisas que você gosta. Para tentar aumentar o seu conhecimento. Para aprimorar suas virtudes. Para tomar para si ideais. Para ver na utopia uma saída insana - mas muito legal - desse mundo estranho.

Você quer quanto tempo?

Para comer muito e se arrepender. Para comer pouco e se arrepender. Para engordar e emagrecer sem que o ponteiro da balança mude. Para usar uma camisa nova, para comprar um tênis novo, para gastar um dinheiro que você achou com algo que você não precisa. Para comprar um presente, mesmo que o mais simples de todos, e deixar seu sentimento gravado nele, com outra pessoa. 

Você quer quanto tempo? 

Para entender as suas derrotas e decepções. Para aprender com seus erros. Para perceber que você também pode aprender com os erros dos outros. Para ouvir conselhos de pessoas que já provaram que te amam ou que com aquelas palavras é que estão provando que consideram você diferente, único na vida delas. 

Você quer quanto tempo? 

Para dizer 'eu te amo', para fazer uma brincadeira sem graça e sorrir, para alegrar-se na tristeza e rir dos seus fiascos. Para fazer um fiasco e achar que a vida não teria graça se essas coisas não acontecessem. 

Você quer quanto tempo? 

Para perdoar quem errou ou foi injusto com você, para esquecer o passado ruim, para afogar as mágoas e deixá-las no fundo de um poço que você nem sabe mais onde fica. Para lembrar e querer reviver momentos fantásticos com pessoas fabulosas, mesmo que você não as veja mais. 

Você quer quanto tempo? 

Para falar uma besteira, para fazer uma besteira, para arrepender-se e tentar corrigir. Para correr contra o tempo e não conseguir prosseguir mais por falta de fôlego. Para perder alguma coisa que você não precisa ter consigo no meio do caminho, para não querer voltar por nem lembrar-se ao certo o que era. 

Você quer quanto tempo? 

Para dar razão aos seus pais, para apreciar a sabedoria dos seus avós, para deixar de ser birrento com seus irmãos e para rir com as perguntas bobas que seus tios fazem. Para dizer que a comida da vó é a melhor, que o churrasco do vô é o melhor, que os doces da mãe são os melhores, que seus pais, seus irmãos e seus avós são os melhores. Para dizer isso para eles, para que eles também saibam o que você pensa a seus respeitos. 

Você quer quanto tempo? 

Para ajudar alguém que você não conhece, para agradecer pela ajuda de alguém que não conhece você, para deixar uma senhora de idade passar na sua frente na fila do supermercado ou mesmo alguém mais jovem que você mas que tem apenas um item, enquanto você tem o carrinho cheio. Para tratar com educação as pessoas que lhe pedem informação, seja hora, dia ou lugar. 

Você quer quanto tempo? 

Para perceber que os seus olhos e ouvidos são superficiais demais, que sua mente pode ser muito interesseira e egoísta e que, no fim das contas, a sua única parte realmente sincera é o seu coração. Para perceber que você não precisa dizer nada, desde que dê um abraço e um sorriso ou um simples olhar sinceros. 

Você quer quanto tempo? 

Para provar que sente saudade, para matar o quanto antes essa saudade, para relembrar o que faz essa saudade existir, para dizer que sente saudade mesmo tendo visto a pessoa há pouco tempo.


Você quer quanto tempo?

Para exagerar. Para bem e mal, seu e de qualquer um. Para exagerar nas desculpas e na gentileza com os outros e consigo mesmo. Para exagerar nos gritos, na cantoria de uma música, na autoria de uma frase engraçada, na irracionalidade de uma atitude impulsiva. No sentir, no presenciar, no viver.


Você quer quanto tempo?

Para valorizar a vida. A sua vida, a vida das outras pessoas, a vida de qualquer coisa que possua-na.

Você quer quanto tempo para viver?

Um comentário:

Rebeca Postigo disse...

Quero o tempo que me for permitido...
Viver de dia em dia...
Ser feliz!!!
Excelente texto Vini!!!

Bjs