Preconceitos

Acho que a maioria viu que o Danilo, zagueiro do Palmeiras, chamou o Manoel, do Atlético - PR, de macaco. Obviamente o caso foi parar na delegacia e tudo mais.

Eu não acho isso racismo. Afinal, querendo ou não, o sujeito é negro. Chamar um negro de negro não é racismo. Ser racista é ter ideias racistas, não suportar um negro por perto, ter nojo e recalque, se achar superior por ser branco. As vezes você acaba falando sem querer, ou no impulso, como o zagueiro Danilo. Chamar um alemão de alemão é racismo? Um gordo de gordo? Não né...

O que pode-se considerar racismo é as tais cotas pra negros em universidades. Pergunta: Negro é mais burro que branco? Negro tem menos neurônios? Não né...

Somos todos iguais, braços dados ou não...


7 comentários:

Jééh disse...

concordo com o seu texto, eu não vi o caso citado no texto, mas penso da mesma forma...se for assim, vou passar a considera racismo tudo mundo que me chama de branca ^^

GrazieWecker disse...

chamar negro de negro tudo bem, porque, sim, como tu disse, querendo ou não o cara é negro.
mas chamar negro de macaco muda completamente de figura!!

Miguel Scapin disse...

chamar negro de macaco muda completamente de figura (2)
o cara insultou ele de macaco, além de cuspir
se fosse comigo certamente esse danilo nunca mais falaria nada, nada mesmo

Vini Manfio disse...

eu já acho palhaçada alguns gremistas chamarem colorados de macacos
e colorados proferindo outras bobagens

macaco é ofensa sim
negro não

Anônimo disse...

Faz sentido.

Anônimo disse...

Muitas vezes a impressa exagera quando se trata deste assunto, aquilo foi um discussão do "calor" do jogo. Isso tipo de expressão é muito comum entre a população, mas são anônimos e não parece na TV.

Vinicius disse...

Chamaram o cara de negro ou de macaco? Presta atenção se ouve ofensa!