10 boas, ou apenas músicas para dias ruins; de fossa, tristeza...

Dias ruins, na fossa, deprimência, deprimente, mal, triste, decepcionado, chateado, querendo se jogar da janela, da ponte, do abismo, do viaduto, chorando, magoado, gritando, esperneando, querendo matar, morrer, as duas coisas, xingando, batendo a cabeça na parede. Estando em alguma dessas situações, sentindo algumas dessas coisas, pelo menos tenha a noção de que boa música é sim possível de ser encontrada em dias como esse. Dez sugestões de músicas, eu disse MÚSICAS, boas, talvez ótimas, para se ouvir quando se está mal, na fossa, enfim, eu já falei os estados em que pessoa pode estar. E ainda falta algo.


"(...)I can't stop loving you
Don't deny me
This pain I'm going through
Please, forgive me
If I need you like I do
Please, believe me(...)"

Aqui, a primeira controvérsia. Bryan Adams não é mesmo um grande cantor. Suas músicas não são grandes coisas, mas se analisarmos pelo fato de que ficou fácil para eu colocar essa música por tê-la achado ao acaso em meu computador e então ter 'inspiração'(coisa que em dias como hoje é impossível de eu ter sem colocar aspas na palavra) de fazer essa lista, veremos que ela merece estar aqui. Há descontinuidade em algumas partes da música, o cara parece que vai chorar, mas enfim, existe muita coisa pior, porém não existe muita coisa razoavelmente(e não mais do que isso) boa e (muito deprimente) entristecedora, como é sim, e até demais, essa música. (para piorar, no vídeo que está junto com a letra, é um emo que aparece)

9 -  I don't wanna miss a thing - Aerosmith

"(...)Don't wanna close my eyes
I don't wanna fall asleep
'Cause I'd miss you baby
(...)"

A melodia triste, lenta, típica de partes de filme que fazem pessoas chorarem(e isso acontece com essa música em Armageddon). Porque o cara não quer dormir por medo de ficar longe da amada, e isso e aquilo. Ou seja, letra desesperada e melosa, melodia triste, famosa cena de choro em filme, essa música é sim apropriada para estar nessa lista.


"(...)A fumaça cinza das fábricas
Me dá um peso na alma
É como se eu tivesse carregando
Cem toneladas de desilusões
Sob um céu de blues (sob um céu de blues)
Dama da minha desgraça (sob um céu de blues)(...)"

Uma baita música, clássico do rock gaúcho, e sim, triste. Mas uma baita música. Uma espécie de desabafo para alguém que não se faz presente como pessoa, e que não parece ser Deus. Envolve tristeza, desabafo, raiva, dúvida, até medo. Não há muito o que dizer. É uma baita música. Não só para dias ruins, mas pode, e até deve ser ouvida nesses dias, evitando contato com outros tipos de música, deprimentes de fato, e não sentimentalmente, como está sendo colocado aqui.

7 - Primeiros erros - Capital Inicial

"(...)Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros(...)"


Talvez devesse ser deles 'Leve desespero', mas aqui está implicitamente evidente a tristeza da música. O arrependimento por erros passados, a vontade de voltar e mudar as coisas. Metaforicamente falando, mas uma metáfora bem óbvia, fácil de ser entendida. Até porque, se não fosse, a burrice do povo levaria à uma crítica em massa da sociedade sob a banda, com dizeres do tipo 'eles são arrogantes e fazem músicas que as pessoas não entendem'. A música é fraca, mas é música ainda. Legal, apenas. E sim, triste.

6 - Long as I can see the light - Creedence Clearwater Revival

"(...)Guess I've got that old trav'lin' bone,
'Cause this feeling won't leave me alone.
But I won't, won't be losing my way, no, no
'Long as I can see the light.(...)"


A prova de que músicas ótimas podem ser sim tristes. E vice-versa. Isso também é a prova de que não estou criticando nada nessa lista, já que sou admirador declarado das músicas do CCR. Ouçam a música e entenderão do que estou falando. É triste, pode jogar para baixo o bom humor e bons pensamentos. Um soneto(metafórico) de esperança, como quem diz 'enquanto houver um sonho, ainda haverá esperança'. O sonho aqui é luz. Enquanto houver luz, há chance. Triste, real, ótimo. Ótima música.

5 - Stop Crying your heart out - Oasis

"'(...)Cause all of the stars
Are fading away
Just try not to worry
You'll see them some day
Take what you need
And be on your way
And stop crying your heart out(...)"


Mesmo que diga para parar, dizer que as estrelas estão sumindo não ajuda nem um pouco na intenção inicial do título. A melodia, o som, enfim, não é dos mais tristes, mas a letra é sim. 'Porque as estrelas estão desaparecendo, mas não se preocupe', ou algo do tipo. Poxa, se a cosia tá sumindo, tem como não se preocupar? Levemente motivadora, mas ainda assim merecedora de estar nessa lista.


4 - All about lovin' you - Bon Jovi

"(...)I don't wanna sleep tonight, dreamin's just a waste of time
When I look at what my life's been comin' to
I'm all about lovin' you
All about lovin' you."


Quem não ouviu, clique no link em cima do nome da música. Mais uma vez, a melodia influencia muito, mas o título da música por si só indica que a coisa é triste. 'Tudo se resume a amar você' limita demais tudo. Porque aqui tudo, para o autor, é tudo mesmo. Tudo. Generalização total, de tudo, do todo. Incrível. Para uma só pessoa. Para uma só você. Para apenas alguém. Tudo se resume ao amor por esse alguém. E alguém quer dizer que uma música com uma letra dessas, e o refrão cantado quase chorando, não é deprimente? Mas a música é boa, sim.

 3 - Love lives here - The Faces

"It's hard to believe that this is the place
Where we were so happy all our lives.
Now so empty inside and feelin' no pain.
Waitin' for a hammer and a big ball and chain(...)"

Uma das minhas favoritas. Entristecedoramente lindo o solo inicial de guitarra. Há muita nostalgia, lembranças, sentimento, saudade, quem sabe até uma certa depressão. Entristecedor. Apropriado para essa lista. Em outra baita música. Insisto, uma das minhas favoritas.

2 - Vento no litoral - Legião Urbana

"(...)Agora está tão longe
ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos
Na mesma direção
Aonde está você agora
Alem de aqui dentro de mim(...)"


O trecho acima diz quase tudo. Saudade, sensação de ausência, distância, nostalgia, tristeza, pensamentos profundos, a pessoa, enfim, triste, bem triste. E lindo. Mas triste. Ótima música, cantada em um volume baixo.

1 - Yellow - Coldplay

"(...)Your skin,
Oh yeah your skin and bones,
Turn into something beautiful,
Do you know?
For you I'd bleed myself dry,
For you I'd bleed myself dry(...)"


Para muitos uma das músicas mais deprimentemente lindas já criadas, ensaiadas e tocadas da história. Talvez a mais. Não que Coldplay seja a melhor banda do mundo, longe disso, mas a tristeza que essa música passa é incrível. Como em outras da lista, a tristeza da música passa também pela melodia, lenta, pausada e entristecedora. O compositor deveria estar carente demais no momento em que escreveu, pensando na amada, fazendo uma espécie de ode que pode ser ouvida por todos como se fosse para todas as amadas do mundo. Ou não. O fato é que, mais deprimentemente boa que essa, só a versão acústica da mesma.



Faltaram várias, mas essa é a prova de que há sim possibilidade de ouvir música de verdade que seja triste, apropriada para dias em que as pessoas... bom, já falei sensações, sentimentos, enfim. Acho que todos vão discordar, de uma, de duas, de todas. Mas escrevi por mim, listei por mim, tentando ajudar aqueles que estão mal para que não caiam no mundo das drogas, tipo funk, pagode, sertanejo e, hoje principalmente, no mundo dos emos.

5 comentários:

Lost Case disse...

Ah, eu escuto músicas alegres quando estou mal. Se ouço essas me mato! huahuahuahua

Rebeca Postigo disse...

Dias ruins e tristes exigem uma boa música deprimente...
Mas não consigo ouvir mais que uma ou duas...
Ouço a mesma música por diversas vezes...
Mas quando finalmente enjôo, desligo tudo, a depressão passou...
Estranho??? Eu sei!!!
Mas sou assim...
Gostei da lista de músicas depressivas...

Bjs

Maurício disse...

pra mim falta Dust in the wind do Kansas

Jééh disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
isso é um ótimo recurso pra fugir das músicas emos, adorei ^^
Mas eu inda prefiro ouvir um bom rock (animando de preferência) num volume bem alto, pra não me permite lembrar dos meus problemas :P

Cássie disse...

A lista tah muito booa! To meio mal, e qnd to assim gosto de achar umas musicas tristes. :/
Legião é tudo, todas as musicas q eles cantam fazem sentido! São calmas e ótimas, ajudam a pensar!
Um abraço, e adorei a lista!