Burocracia, ou seria hipocrisia?

Burocracia é o conjunto que engloba(abrange)* todas as exigências formais de um departamento público. Enfim, são todas aquelas porcarias que sempre atrasam as coisas que dependem de um documento. É toda aquela enrolação.

Hipocrisia é aparentar uma virtude que não se tem, falsidade. É fingir, mentir, para os outros, e também para si mesmo. Hipocrisia é um dos piores defeitos que se pode ter. Porque ela traz consigo muitas outras porcarias, muitos outros defeitos.

A burocracia, está presente onde eu já citei, em departamentos públicos e tal, mas não vou escrever sobre isso. Hehehe. Até porque, essa burocracia pouco me afeta. Um dia afetará. Um dia.

Então assim(escrevendo como falo...), a porcaria da burocracia que eu quero falar, é uma ramificação dessa burocracia original que está no dicionário. É um derivado, que só atrapalha. Porque torna certas coisas mais lentas, demoradas, o que atrapalha muito.

Gente burocrática é chata. Porque sempre enrola para fazer algo. Sempre demora mais do que o necessário. Sempre distorce o falado. Sempre esquece do mais importante. Gente burocrática, não merece muita coisa. Claro que há exceções, mas não vêm ao caso.

Gente burocrática tem em todo lugar. Nas escolas, nas ruas, campos e construções. Gente burocrática caminha pelas ruas de qualquer lugar, mas sempre acompanhada. Porque gente burocrática nunca anda sozinha. Porque gente burocrática, precisa de alguém para mostrar a sua burocracia.

Gente burocrática não quer nada da vida. Porque gente burocrática é burocrática até consigo mesmo. Ou seja, são sanguessugas do próprio sangue. Seis por meia dúzia. Doze por dúzia. Dá na mesma.

Gente burocrática quando escreve um texto, fala tudo o que não sabe sobre um assunto do qual nunca ouviu falar. Porque gente burocrática não sabe o que fala. Parece que só distorcem o que recebem. Gente burocrática quando joga bola, usa a camisa 10, mas só toca a bola de lado. Porque gente burocrática têm status, mas não tem nada que apóie todo esse status.

Gente burocrática é hipócrita sim, porque além de não saber o que quer da vida, atrapalha o saber o que quer da vida, daqueles que o cercam.

Porque gente burocrática é assim. Porque gente burocrática... bom... deixa pra lá.


*quem leu aquela palavra deve ter pensado que o texto ia ficar bom


comentário do autor: é interessante escrever um texto assim, que diga muito, e parece se desdizer, mas afirmo, não sou burocrático...

Nenhum comentário: